Tipos de pastilhas do mercado
Para ser um bom especialista no mercado automotivo, seja um vendedor ou mecânico, não basta apenas entender o que é determinada peça!
Para prover um bom serviço para os clientes, é também necessário compreender as diversas versões de cada peça. Um exemplo disso é a pastilha de freio, um componente essencial em um sistema de freio.
O que é pastilha de freio?
A pastilha é uma peça do sistema de freio a disco automotivo e seu principal papel é a redução de velocidade de um automóvel, por meio do atrito criado quando a pastilha é pressionada contra um disco metálico ou de fibra de carbono.
Elas operam em pares e ficam nas rodas dianteiras do veículo, mas alguns veículos também contam com essas peças nas traseiras.
A classificação dos diferentes tipos é feita de acordo com o material do qual elas podem ser feitas. Então, é possível encontrar modelos:
Orgânicos: Surgiram para substituir as pastilhas de amianto, porém, mesmo que tenham marcado uma evolução na indústria, atualmente as pastilhas orgânicas apresentam níveis de desgaste e uma durabilidade menor quando comparadas aos outros modelos.
Por isso, elas não são indicadas para veículos e motocicletas de altas cilindradas, por exemplo, ou para as motos que são utilizadas em alta velocidade na maior parte do tempo. Contudo, para o uso urbano e em velocidade moderada, ainda são uma ótima opção.
Metálicos: É feita de aço, ferro, cobre e grafite e se destaca pela boa resistência, durabilidade e resistência, além de possuírem um preço mais acessível.
Uma desvantagem é que elas não são tão resistentes como as cerâmicas ao estresse de frenagem, o que impacta de forma negativa em outros componentes do sistema. Dias frios também costumam comprometer o desempenho, pois é quando costuma ocorrer um baixo atrito com o disco de freio. De qualquer modo, o seu custo-benefício a torna uma boa opção.
Cerâmicos: Como o próprio nome indica, esse tipo de pastilha é feito com fibras de cerâmica, agentes de ligação, metal e também com enchimentos não ferrosos. A mais elogiada entre os especialistas por sua durabilidade, elas não sujam a pinça de freio e as rodas com fuligem, além de proporcionar ótima potência de frenagem. Também costuma ser a mais silenciosa e a mais indicada para frear e parar o carro de forma suave.
Outra vantagem é a sua capacidade de dissipar o calor, que se mantém mesmo depois da realização de diversas frenagens consecutivas. Isso faz com que a sua eficiência seja um diferencial, mas com todos esses benefícios, essa opção também é uma das mais caras.
Para quem trabalha com autopeças, entender a diferença entre cada uma dessas versões é fundamental, para saber explicar essas características para o cliente e assim orientá-lo para uma escolha da qual ele não se arrependa!
Além disso, a pastilha de freio é uma peça essencial para garantir suavidade no momento de frear o carro e pará-lo de maneira adequada. Existem diversos modelos, cada um com seu custo-benefício e as suas características próprias. E você encontra uma variedade de excelentes marcas aqui na Barros Autopeças!
Gostou do conteúdo? Que tal acessar essa matéria sobre Como organizar o estoque com mais conteúdos de dicas automotivas para você e seu negócio!