É prejudicial manter etanol e gasolina no tanque?
Fique tranquilo, a opção bicombustível permite o uso de ambos os combustíveis em qualquer proporção, garantindo menor custo e melhor autonomia. A UCE (Central Eletrônica) consegue entender as proporções com base nos gases que passam pela sonda no escapamento, perto do catalisador e aprende a ajustar as configurações mais convenientes para o funcionamento regular do motor.
Como descobrir qual combustível é mais vantajoso na hora de abastecer?
Com um cálculo bem simples é possível obter a resposta. Divida o preço do álcool pelo da gasolina, se o resultado for igual ou inferior a 0,7, compensa trocar o derivado de petróleo pelo de cana-de-açúcar. Agora, se passar de 0,7, vale a pena usar a gasolina.
Esse cálculo também reflete a diferença de desempenho entre um combustível e outro, ou seja, como o etanol exige 30% a mais do motor, para ser vantajoso, o preço deve ser 30% menor que o da gasolina. Deve-se considerar que os rendimentos podem variar de carro para carro.
Qual combustível é menos poluente?
Não é apenas o fator de custo-benefício que deve ser levado em consideração. O etanol é menos poluente se comparado à gasolina, além de ser um combustível renovável, onde suas emissões de CO2 (gás carbônico, que provoca o efeito estufa) retornam para as plantações de cana que o reaproveitam na fotossíntese.