> <

Vocêsabe qual a importância do para-brisas?

Você sabe qual a importância do para-brisa do veículo?

Já escutou que os olhos são a janela da alma? pois é, os para-brisas são a alma de segurança de um carro! Sua função principal é a de proteger contra detritos, vento, chuva e elementos que, na ausência dele, poderiam atingir quem está no veículo. Além disso, numa colisão, o para-brisa também impede que as pessoas sejam projetadas para fora do automóvel.

Segundo um relatório do CESVI Colômbia, o vidro é responsável por 33% da segurança estrutural do veículo e pode eté representar 68% da rigidez à torção, atuando como base de apoio para o correto funcionamento do airbag do passageiro.

Ficar atento ao processo de instalação e a qualidade do produto, pois uma instalação e uso de produtos inadequados pode comprometer a vida de quem está no veículo, o vidro pode soltar em plena circulação e ainda entrar na cabine, causando consequências graves.

Além disso, para o airbag funcionar corretamente o vidro precisa estar bem colocado, pois a airbag se apoia no vidro para manter a máxima segurança dos tripulantes em caso de colisão em que o dispositivo precisa ser acionado.

Não podemos esquecer dos eventos naturais, um bom para-brisa protegerá os tripulantes de chuva, vento e impurezas do ar.

Então não se esqueça de sempre manter a manutenção de seu para-brisa, com isso se manter protegido de eventuais problemas.

Vamos conferir como cuidar do para-brisa do seu veículo e, assim, manter sua vida útil o máximo possível?

1. Manutenção dos limpadores: Com o passar do tempo, os limpadores de para-brisa perdem eficiência e é chegada a hora de trocar. O ressecamento das palhetas pode arranhar o vidro e causar pequenos danos. Quando a borracha se solta, a estrutura metálica da palheta entra em contato direto com o vidro e esse atrito provoca riscos bem na área de visão do motorista. Um sinal de que está na hora de trocar a palheta é quando a sujeira continua acumulada no vidro, mesmo no ir e vir do limpador do para-brisa.

2. Cuidados com as trincas: Em um acidente frontal ou em choques com pedras, o para-brisa tem a missão de absorver a força gerada no impacto, protegendo o motorista e outras partes do veículo. Para isso, no entanto, o vidro deve estar em perfeitas condições. Trincas e rachaduras comprometem a estrutura do para-brisa, que deixará de servir de barreira. Até mesmo pequenos danos no vidro reduzem a resistência contra o vento e aumentam a possibilidade de estilhaços!


3. Fixação máxima do para-brisa: A correta fixação do para-brisa no veículo é fundamental, pois a aderência representa proteção contra impactos frontais e laterais. Empresas especializadas substituem o item em poucas horas, com máxima adesão e segurança. Se estiver mal fixado, o para-brisa pode se soltar durante um impacto. Nesse caso, o motorista corre o risco de ser ejetado do carro. 

4. Funcionamento perfeito do airbag: Um para-brisa mal fixado pode não suportar a explosão do airbag, descolando-se parcialmente ou inteiramente do veículo. O airbag é projetado para inflar imediatamente dentro de um espaço delimitado. Em caso de descolamento do para-brisa, ele perde a referência após o acionamento, deixando de atuar com a eficiência esperada.

5. Multa e pontos na CNH: Além da questão da segurança, manter o para-brisa em bom estado evita multas. Trafegar com o vidro trincado é infração grave e leva à apreensão do veículo, conforme resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Aproveite que está em nosso blog e confira a última matéria que postamos, sobre a diferença entre o câmbio manual e o câmbio automático!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up