Na última quinta-feira (28), durante o Simpósio Internacional de Motores em Viena (Áustria), a Volkswagen enfim revelou sua nova gama de motores 1.5 TSI. Os propulsores substituirão, a médio prazo, os atuais 1.4 TSI, e devem começar a ser vendidos na Europa até o final de 2016. Atualmente, o Golf e o Jetta vendidos no Brasil tem versões equipadas com o 1.4 TSI, além do Golf Variant.
O novo 1.5 TSI será o primeiro motor comercializado em larga escala a usar turbina de geometria variável (VTG), e estará disponível em duas configurações diferentes: de 130 cv e de 150 cv. Na versão menos potente, o torque é de 20,4 kgfm a um regime inicial reduzido para 1.300 rpm. Os números do torque da versão de 150 cv ainda não foram divulgados.
Segundo a Volkswagen, a unidade será 10% mais econômica se comparada à atual 1.4 TSI, com melhorias no desempenho e consumo perceptíveis no cotidiano e em todas as faixas de rotação. Com a tecnologia de desativação de cilindros e a alta taxa de compressão (12.5:1), entre outras melhorias, o novo 1.5 TSI deve equipar os modelos Golf, Skoda Octavia, Seat Leon e Audi A3.
Fonte: Revista Auto Esporte