A Volkswagen será investigada no Brasil por conta da fraude nas emissões do motor EA189, o popular 2.0 TDI, que equipa vários modelos da marca nos EUA. Apesar da empresa vender somente a picape Amarok com motor diesel, o Ibama pediu uma apuração dos demais propulsores.
Para a área técnica do Proconve, outras tecnologias podem ter seus resultados adulterados com ajuda de centrais eletrônicas. Isso significa que motores a gasolina e Flex podem também ser fraudados por software que detecta inspeção ambiental.
Apenas a Volkswagen será investigada, pois o caso nos EUA envolve somente a empresa. As demais não terão seus dados verificados. De acordo com o Ibama, todos os carros nacionais e importados da VW oferecidos no Brasil estão com emissões abaixo dos limites estabelecidos pelo país.
Executivos
Enquanto isso, na Europa, a Volkswagen pode perder mais do que bilhões e Martin Winterkorn. Comenta-se que pelo menos três executivos e engenheiros presentes no comando da montadora deverão cair.
O professor e doutor Engenheiro Ulrich Hackenberg, o idealizador do projeto MQB, pode ser o primeiro a sair. Ele está no hoje no desenvolvimento técnico da Audi e está na companhia desde 1985.
Wolfgang Hatz é um engenheiro com duas passagens pela VW e assumiu o desenvolvimento de powertrain da marca em 2001 e da Audi em 2007, sendo que a partir de 2011 entrou para o conselho de administração da Porsche.
Por fim, o atual chefe de powertrain da Volkswagen – cargo obtido a partir de 2012 – é o Dr. Heinz-Jacob Neusser, que assumiu anteriormente vários cargos de chefia no desenvolvimento de motores para o grupo alemão. Ele substituiu Hatz quando este foi para o comando da Porsche.
Fonte: Notícias Automotivas