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VOLVO V40 T3 KINETIC: UM NEGÓCIO DA... SUÉCIA?

Bonito e seguro como outros modelos da Volvo, o V40 ganha motores mais modernos e econômicos na linha 2016. E agora está mais barato

por Vitor Matsubara • 13/01/2016 às 19:39

Não são só as belas linhas que chamam atenção na traseira do V40. Uma pequena bandeirinha acima da frase “Feito pela Suécia” colada na tampa do porta- malas remete às raízes escandinavas da Volvo, controlada pela chinesa Geely desde 2010. Se esse pequeno detalhe é a única mudança visual no hatch, a linha 2016 traz duas importantes alterações que os olhos não veem: a nova nomenclatura de versões e a estreia dos motores Drive-E.

A configuração de entrada agora se chama T3 Kinetic. Equipado com um inédito motor 1.5 de quatro cilindros com turbo, ela tem 152 cv, mais do que o Audi A3 Ambition (122 cv) e próximo do Mercedes A 200 (156 cv), mas abaixo do BMW 120i (184 cv). Na pista, ele andou menos (9,2 no 0 a 100 km/h contra 8,5 s do A 200, de potência equivalente) e bebeu mais (10,7/13,8 km/l em cidade/estrada ante 12,9/16 km/l). Mesmo assim, no dia a dia o V40 se mostrou ágil, com respostas rápidas ao leve toque no acelerador, principalmente na cidade. Sua direção direta é bastante precisa, favorecendo os fãs de uma condução mais esportiva, enquanto a suspensão tem calibragem firme, mas sem maltratar os ocupantes nas esburacadas ruas brasileiras.

Volvo V40 T3 Kinetic

Motor 1.5 turbo é novo e rende 152 cavalos | Crédito: Marco de Bari

Embora esteja entre nós há quase três anos, o V40 continua sedutor. As linhas ousadas não fazem feio frente aos rivais mais novos, como os recém-reestilizados BMW Série 1 e Mercedes Classe A. Já a cabine é muito bem-acabada mesmo na versão básica, com materiais de primeira qualidade e padrão de construção acima da concorrência. Mas repleta de botões, está cada vez mais datada.

Volvo V40 T3 Kinetic

Interior bem-acabado e funcional, mas painel perde as duas telas laterais configuráveis na versão T3 | Crédito: Marco de Bari

Se no desempenho o V40 não brilha, o hatch deixa seus rivais para trás na generosa lista de equipamentos. De série ele traz ar digital bizona, bancos de couro, central multimídia com DVD, faróis com leds e acendimento automático, sete airbags (incluindo um para proteção dos joelhos do motorista), City Safety (frenagem autônoma que impede colisões até 15 km/h) e o On Call, sistema de monitoramento que rastreia e presta assistência em situações de emergência.

Volvo V40 T3 Kinetic

Lançado em 2012 na Europa, visual permanece atual e diferente em meio à concorrência | Crédito: Marco de Bari

Apesar de recheado, dois itens, fazem muita falta: o sensor de estacionamento traseiro e a câmera de ré. Sem eles, estacionar em vagas apertadas é uma tarefa complicada, especialmente em um carro com linha de cintura elevada e área envidraçada reduzida em nome do estilo. Esses itens são oferecidos apenas na versão intermediária, rebatizada Momentum T4. Comparada à básica, ela ganha faróis de xenônio, partida sem chave, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e quadro de instrumentos configurável, além do motor mais forte (um 2.0 de 190 cv) e um preço mais alto (R$ 132.950).

LEIA MAIS:

>> BMW aumenta (e muito!) o preço do Série 1 nacional

>> Longa Duração: desmonte do Mercedes-Benz Classe A

>> Por que os hatches médios estão sumindo do mercado? 

Mais do que desempenho, estilo ou conteúdo, a Volvo quer fisgar clientes pelo bolso. Por R$ 99.950, o V40 custa menos que seus rivais alemães, todos vendidos a partir de R$ 110.000. Para quem procura um hatch seguro, estiloso e bem equipado, o V40 é uma boa opção.

VEREDICTO

Design atraente, bom preço e motor ágil fazem do V40 uma das melhores opções entre as versões básicas dos hatches de luxo.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/volvo-v40-t3-kinetic-um-negocio-da-suecia

TESTE: VOLVO V40 T3 KINETIC (COM GASOLINA)
ACELERAÇÃO  
de 0 a 100 km/h 9,2 s
de 0 a 1000 m 30,4 s - 173 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA n/d
RETOMADA  
de 40 a 80 km/h 4,3 s
de 60 a 100 km/h 5,2 s
de 80 a 120 km/h 7,0 s
FRENAGENS  
60 / 80 / 120 km/h a 0 14,9 / 27,1 / 62,8 m
CONSUMO  
urbano 10,7 km/l
rodoviário 13,8 km/l
FICHA TÉCNICA
Preço: R$ 99.950
Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 82 x 70,9, 1 498 cm3, 10,5:1; 152 cv a 5 000 rpm, 25,5 mkgf entre 1 700 rpm e 4 000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: independente McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.], disco sólido [tras.)
Rodas e pneus: liga leve, 205/50 R17
Dimensões: comprimento 436,9 cm; altura 142 cm; largura 178,3 cm; entre-eixos 264,7 cm; peso, 1 554 kg; porta-malas 324l; tanque 62 litros

Galeria

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