> <

A Curva ABC e sua importância

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite a ordenação das informações quanto ao grau de importância.


Ela desenvolve uma ordem de prioridades de forma a sobrepor os itens que mais agregam valor para a empresa. Dessa forma, a curva é dividida em três regiões, A, B e C, sendo a “A” a de maior valor e a “C” a de menor. Convidamos o Jorge Luiz Rocha, do setor de produtos da empresa Barros Autopeças, para falar mais sobre o assunto.


P: O que significa a Curva ABC?

R: A curva ABC é um estudo desenvolvido pelo consultor da área de qualidade chamado Josefh Juran, que identificou que 80% dos problemas geralmente são causados por 20% dos fatores.

Também conhecida como Análise de Pareto, é um nome dado em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava nas mãos de apenas 20% da população.

Uma boa parte do entendimento da Curva ABC deve-se à essa análise desenvolvida por Pareto.


P: Quais seus objetivos?

R: O uso mais comum da curva ABC, geralmente se dá no gerenciamento de estoques, a fim de realizar um controle mais apurado dos produtos em estoque e, também, buscar a redução de custos sem comprometer o nível de atendimento ao cliente. Seu objetivo é auxiliar na classificação dos itens em estoque de acordo com sua importância relativa.

A curva ABC também pode ser usada em outras partes dentro da sua empresa, como para identificar fornecedores mais importantes, identificar melhores clientes e até mesmo para identificar os problemas mais comuns à sua empresa, entre muitos outros.


P: Como ela pode ser eficaz para a empresa?

R: Uma curva ABC bem apurada irá definir critérios de prioridades dentro da empresa, evitando os desperdícios e criando condições favoráveis para tomada de decisão.


P: Como identificar a curva ABC?

R: Para identificar uma análise ABC é necessário uma tabela com participação de cada item na receita total da empresa, e assim estabelecer os critérios de avaliação.

Por exemplo, quais itens representam 80% da receita (A), os 15% (B) e os últimos 5% (C). Neste caso, normalmente, os primeiros 20% dos itens da lista são responsáveis por aproximadamente 80% da margem de lucro da empresa, ou seja, a curva A. Para uma empresa com uma lista de ações de 100 itens diferentes, isto significa que devemos prestar mais atenção para os 20 itens que vão ser responsáveis pela lucratividade.

Portanto, a curva ABC pode ser um bom potencial para otimizar o processo de decisão da empresa. Vale ressaltar que os itens que apresentam maior faturamento nunca devem estar em falta na empresa, pois precisam ser tratados como prioridade. Organize a sua Curva ABC e entenda melhor a gestão para a empresa que trabalha.


Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Aprenda mais sobre os retentores com o Treinamento Técnico online da Sabó

Esse conteúdo é para te ajudar a alavancar suas vendas e também a passar mais confiança para seus clientes. Os vídeos abaixo foram realizados pela Sabó, como meio de auxiliar você a aumentar o…

leia mais...
Conheça mais sobre o Terminal Axial

É importante obter conhecimento técnico e conhecer os produtos que vai vender para que possa orientar o cliente da melhor forma possível. Se você ainda tem dúvidas para identificar o que é…

leia mais...
Repare com a Loctite
Repare com a Loctite
25 de junho de 2021

Loctite é uma a marca que oferece soluções de alta resistência e duráveis para todas as suas necessidades de conserto e, na Barros Autopeças você encontra produtos da marca, como super bonder,…

leia mais...
A distribuidora Barro Autopeças garante excelência em seus produtos

Você sabia queDe acordo com a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), o mercado de autopeças é um dos primeiros colocados em comercializar produtos falsificados.Produtos falsificados…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up