> <

Aplicativo do Carro 100% veio para orientar o motorista a fazer a melhor manutenção preventiva

Criado para versões Android e IOS de smartphones, o aplicativo do Carro 100 % (Carro 100), lançado na 12ª Automec, é mais uma ação da parceria entre Sindipeças, Andap, Sincopeças e Sindirepa nacional, que tem o apoio e suporte do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Entre os 25 itens que devem ser checados estão pastilhas de freio, amortecedores, filtros, etc.

O aplicativo possui sistema que ajuda o motorista a verificar a hora certa para revisão de itens relacionados à segurança e economia.

Para baixar gratuitamente, basta acessar as lojas dos smartphones e digitar Carro 100. Em seguida, é só responder um breve questionário com os dados do carro (marca, modelo, ano e quilometragem média anual) e outras informações que permitem ao sistema calcular automaticamente como está a condição de vários itens do veículo, bem como gerar uma nota, de acordo com a situação de cada componente da lista, e avisa quando é necessário fazer verificação. “O sistema é interativo e permite que o motorista compartilhe a nota do carro no Facebook. O motorista também recebe medalhas, conforme ele faz a revisão necessária e atualiza o aplicativo, podendo compartilhar esses resultados em redes sociais”, explica Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.

Complementando a interatividade com o motorista, foram desenvolvidos Twitter (endereço: @carro100oficial), fanpage no Facebook (www.facebook.com/pages/carro100) e Instagram (endereço: @carro100oficial). Assim, é possível se comunicar com o dono do carro de várias formas.

Criados em 2008, os Programas Carro 100%, Caminhão 100% e Moto 100% visam conscientizar o motorista sobre a prática da manutenção preventiva. A lista de itens do questionário é baseada na norma de inspeção veicular da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), disse que o objetivo é dar segurança para o consumidor: “o consumidor sofre pelo desconhecimento. A gente tem que explicar ‘a embreagem funciona com três peças casadas, mas o desgaste sempre é conjunto, por isso tem que trocar tudo’. Eu imprimi aquele check-up do Carro 100% em tamanho grande, coloquei nas minhas três oficinas e já vi consumidor fotografando e anotando os 25 itens do check-up. Com isso nós percebemos a primeira lição de casa: o mecânico não é um bom vendedor, ele é um bom técnico; segundo, o consumidor tem uma curiosidade pela prevenção, o que ele não tem é conhecimento. Acho que o aplicativo pode trazer uma grande segurança por estar atrelado às normas técnicas e aos manuais de proprietários de fabricação de veículos”.

Fonte: Oficina Brasil

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Tipos de Pastilhas do Mercado
Tipos de Pastilhas do Mercado
20 de maio de 2022

Tipos de pastilhas do mercadoPara ser um bom especialista no mercado automotivo, seja um vendedor ou mecânico, não basta apenas entender o que é determinada peça! Para prover um bom serviço para…

leia mais...
4 dicas para ter uma boa saúde financeira de seu negócio

A gestão da saúde financeira de um negócio é uma das coisas mais importantes para o seu progresso. Porém, a maioria das pessoas que possuem seu próprio negócio não entendem a importância de manter…

leia mais...
Importância do conhecimento técnico do produto

O mundo está cada vez mais tecnológico e no mundo automotivo isso não é diferente. Cada vez mais a tecnologia avançada está presente nos automóveis e isso exige do profissional de vendas amplos…

leia mais...
Lançamento Advance: Fluido para Radiadores

A Barros Autopeças leva muito a sério a inovação e crescimento de sua marca própria. O intuito de avançar sempre com seus clientes e trazer qualidade e competitividade para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up