> <

Aplicativo do Carro 100% veio para orientar o motorista a fazer a melhor manutenção preventiva

Criado para versões Android e IOS de smartphones, o aplicativo do Carro 100 % (Carro 100), lançado na 12ª Automec, é mais uma ação da parceria entre Sindipeças, Andap, Sincopeças e Sindirepa nacional, que tem o apoio e suporte do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Entre os 25 itens que devem ser checados estão pastilhas de freio, amortecedores, filtros, etc.

O aplicativo possui sistema que ajuda o motorista a verificar a hora certa para revisão de itens relacionados à segurança e economia.

Para baixar gratuitamente, basta acessar as lojas dos smartphones e digitar Carro 100. Em seguida, é só responder um breve questionário com os dados do carro (marca, modelo, ano e quilometragem média anual) e outras informações que permitem ao sistema calcular automaticamente como está a condição de vários itens do veículo, bem como gerar uma nota, de acordo com a situação de cada componente da lista, e avisa quando é necessário fazer verificação. “O sistema é interativo e permite que o motorista compartilhe a nota do carro no Facebook. O motorista também recebe medalhas, conforme ele faz a revisão necessária e atualiza o aplicativo, podendo compartilhar esses resultados em redes sociais”, explica Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.

Complementando a interatividade com o motorista, foram desenvolvidos Twitter (endereço: @carro100oficial), fanpage no Facebook (www.facebook.com/pages/carro100) e Instagram (endereço: @carro100oficial). Assim, é possível se comunicar com o dono do carro de várias formas.

Criados em 2008, os Programas Carro 100%, Caminhão 100% e Moto 100% visam conscientizar o motorista sobre a prática da manutenção preventiva. A lista de itens do questionário é baseada na norma de inspeção veicular da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), disse que o objetivo é dar segurança para o consumidor: “o consumidor sofre pelo desconhecimento. A gente tem que explicar ‘a embreagem funciona com três peças casadas, mas o desgaste sempre é conjunto, por isso tem que trocar tudo’. Eu imprimi aquele check-up do Carro 100% em tamanho grande, coloquei nas minhas três oficinas e já vi consumidor fotografando e anotando os 25 itens do check-up. Com isso nós percebemos a primeira lição de casa: o mecânico não é um bom vendedor, ele é um bom técnico; segundo, o consumidor tem uma curiosidade pela prevenção, o que ele não tem é conhecimento. Acho que o aplicativo pode trazer uma grande segurança por estar atrelado às normas técnicas e aos manuais de proprietários de fabricação de veículos”.

Fonte: Oficina Brasil

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Mulheres na ciência e suas contribuições para o setor automotivo

    Desde 2015, as Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.    Entre os objetivos desse…

leia mais...
Você sabe como cuidar do motor?
Você sabe como cuidar do motor?
10 de fevereiro de 2020

    O motor é o principal componente dos automóveis. Sem ele nada funciona. Por isso é fundamental estar sempre atento aos principais cuidados que podemos ter com ele.    Além…

leia mais...
Segurança e qualidade com as pastilhas de freio

    A Barros está sempre se desenvolvendo para encontrar a melhor forma de oferecer serviços e produtos de qualidade que tenham foco na segurança e bem-estar dos clientes.    Desde…

leia mais...
Barros Autopeças comemora 50 anos de existência

    A Barros Autopeças completa, neste ano, 50 anos de existência. Meio século de histórias, de expansão e muita tradição.     Para comemorar o marco, a…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up