> <

Automóvel está no planejamento de compra dos jovens

O perfil do consumidor de automóveis – e, em consequência, dos serviços de manutenção – mudou significativamente nas últimas décadas. O tradicional chefe de família do passado hoje divide as atenções das montadoras com outros compradores. As mulheres, por exemplo, já respondem por 45% das aquisições de carros de passeio.

Outro alvo importante são os jovens. E, nesse caso, o desafio é grande, já que, ao contrário do que acontecia no passado, estes consumidores hoje têm muitas outras oportunidades de consumo além do automóvel, não apenas de produtos, mas também de serviços.

Embora muitos entendam que o interesse deste público pelo carro vem diminuindo com o tempo, a pesquisa Radar Jovem 2015, realizada pela empresa especializada B2, revela que a aquisição de automóveis está prevista no planejamento financeiro dos brasileiros com idades entre 18 e 29 anos, uma faixa etária que hoje responde por nada menos que 57% da movimentação financeira do país, o que corresponde a um poder de compra de mais de R$32 bilhões ao ano, de acordo com dados do estudo. Segundo mostra a pesquisa, a opção carro aparece em destaque na programação dos jovens para uma aquisição, com 48% dos entrevistados. E a porcentagem sobe para 53% quando a pergunta se refere aos planejamentos em longo prazo.

De forma qualitativa, o estudo é realizado com jovens de todo o Brasil e aborda temas como fonte de renda, marcas consumidas X desejadas, perfil de compra, posicionamento sobre o cenário político e econômico do país, entre outras informações. A metodologia do estudo acontece em três fases: Módulos 1 e 2 e acompanhamento. No Módulo 1, o participante responde uma pesquisa etnográfica, dividida em dados pessoais, de consumo (aquisição de informações, relação com política e lazer), bens de consumo (produtos que costuma comprar e marcas que admira), alimentação e transporte. O Módulo 2 abrange intenções de comportamento do participante para um determinado período (rotina). Já o acompanhamento ocorre, em tempo real, por meio de mídias sociais, o que auxilia a compreender e a comparar as intenções e atitudes do jovem, e mostra o que há por trás das pesquisas. A consolidação das informações é realizada com base no cruzamento das intenções de comportamento e das ações efetivamente realizadas. Foram ouvidos 4 mil jovens de todas as classes sociais.

Fonte: Novo Meio/ Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up