No varejo de autopeças, o perfil de consumo é de fato mais técnico do que emocional. Aos comércios com esta característica, é importante identificar oportunidades para oferecer ao cliente mais do que apenas o produto de interesse. É nesse momento que o atendimento assume um caráter decisivo durante a operação de venda.
Se o balconista oferecer uma boa experiência de compra e serviço para o consumidor, o retorno à loja será de fidelização de clientes com maior satisfação. O funcionário deve saber o time para propor os itens que vão além da necessidade inicial do cliente. Na verdade, no caso do varejo de autopeças o conhecimento técnico do vendedor é valioso para identificar as oportunidades de vendas ocultas em produtos que funcionam sob o conceito de conjuntos – como óleo e filtro, amortecedor e molas, pastilhas de freio e reparos, entre tantos outros.
Cuidar, portanto, do aprimoramento constante dos funcionários da loja é fator determinante para aumentar as vendas e, em consequência, a rentabilidade do negócio.
No cenário atual, é ainda mais importante que os funcionários se sintam parte da empresa para apresentar melhor rendimento. No aspecto da gestão, é um bom momento para rever as metas – e até implantá-las quando não existirem – e estimular o desempenho dos profissionais com premiações justas que resultem em novos ganhos, desde, é claro, que haja contrapartida nos resultados da empresa.