> <

Chevrolet Kadett GS, o esportivo nato que a General Motors trouxe para o começo de uma nova década

Brasil, década de 1980. Em meio ao caos da hiperinflação, mercado fechado e o vai e vem de moedas, o setor automotivo era um dos mais prejudicados pela desordem nacional. Num tempo em que não havia concorrência de modelos importados os fabricantes instalados em solo verde e amarelo se davam ao luxo de fazer meros retoques cosméticos e de acabamento em seus veículos. Nessa época era muito comum a mídia especializada dar destaque a uma nova calota, faróis redesenhados e painel com grafismo diferenciado, que davam um alento aos entusiastas automotivos.

O cenário estava prestes a mudar no início de 1989. A General Motors, que está instalada no Brasil desde 1925, na ocasião podia ser considerada a fabricante mais conservadora. Naquele período havia lançado apenas três carros – Opala, Chevette e Monza. Mas o panorama estava prestes a se alterar com a chegada de um modelo que iria revolucionar o mercado. A mídia especializada já sabia que se tratava do Kadett, modelo desenvolvido pela subsidiária alemã Opel. Tanto que antes mesmo do lançamento o modelo já havia ilustrado a capa das principais revistas automotivas. 

Para desenvolver o Kadett a GM investiu o montante de 220 milhões de dólares na planta localizada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, e quatro anos de pesquisas e desenvolvimento para a adaptação do modelo à realidade brasileira. Apresentado em abril de 1989, já no final daquele mês foi disponibilizado ao mercado, quebrando um jejum de cinco anos consecutivos sem o lançamento de uma linha de automóveis inédita no país. Além disso, o Kadett preenchia uma lacuna entre o Chevette e o Monza. Entre os concorrentes diretos havia o Ford Escort, contemporâneo do novo Chevrolet na Europa. 

Com a vinda do Kadett a Chevrolet ousou em trazer um modelo inovador em termos estéticos e aerodinâmicos, além disso nós brasileiros estávamos em compasso com os europeus. Para a General Motors também era o primeiro passo para uma leva de novos lançamentos que ela faria seguidamente nos anos subsequentes ao lançamento do Kadett. 

Fonte: Oficina Brasil

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Novembro Azul - Prevenir-se é não ter medo

Assim como o mês de outubro é marcado pela cor rosa e coloca em pauta a prevenção ao câncer de mama, novembro é marcado pela cor azul e tem como foco o combate, conscientização e prevenção ao…

leia mais...
Junta Homocinética: Tudo o que você precisa saber para fazer a troca de maneira  correta

Quem está envolvido com o universo automotivo sabe que a invenção da junta homocinética foi uma enorme revolução para o mercado. A peça foi também uma das responsáveis pela popularização da…

leia mais...
Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up