> <

Consumidor de autopeças em ascensão: as mulheres

Em 2010, uma pesquisa para o setor automotivo mostrou que 42% dos consumidores de carros novos, eram mulheres. Desde então esse número só aumenta e atualmente chegando a 50%. Automaticamente, se elas estão comprando carros, também estão adquirindo acessórios em lojas e indo ao mecânico.

Os itens mais procurados são aqueles que facilitam o dia-a-dia, como sensores de ré ou câmeras para auxílio de manobras, itens de segurança como travas e alarmes também completam a lista.

Não é de hoje que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e isso se reflete nos pontos de venda. Elas estão consumindo mais, são atentas, buscam mais informações e querem acompanhar todo o processo de instalação de peças ou acessórios.

Para chamar a atenção desse público em constante crescimento, é importante atentar-se a algumas coisas. Um exemplo seria a aparência da loja, com boa distribuição de itens, layout atrativo e vitrines chamativas. Outro fator que requer atenção, é o atendimento, em que o balconista deve saber responder todas as questão e indicar qual o melhor produto.

Segundo o consultor Ari Lima, que ministra treinamentos para equipes de vendas do setor automotivo, as mulheres têm atitudes de consumo, preferências e prioridades diferentes. Confira na lista abaixa algumas exigências desse público:


• Adoram comprar e possuem, em geral, paciência para isso;
• São mais detalhistas e gostam de experimentar os produtos antes de levá-los;
• Analisam o produto e o contexto de sua utilização;
• Examinam várias opções, trocam informações e, se necessário, visitam vários endereços antes de se decidirem;
• No caminho de uma compra, aproveitam para comprar outros produtos;
• Exigem linguagem e apelos visuais de marketing diferenciados;
• Não gostam de serem classificadas com estereótipos;
• Exigem várias abordagens para os diversos perfis de consumidoras;
• Buscam preço e qualidade ao mesmo tempo, nem que para isto tenham que gastar mais tempo procurando;
• O processo de compra das mulheres é mais longo, pois elas conferem mais informações e fazem mais perguntas;
• Gostam de trocar mais informações e falar a respeito do que compraram e dar dicas sobre endereços e lojas. Por isso, espalham mais notícias “boca a boca”;
• São mais ligadas a detalhes e pequenas coisas que compõem os produtos;
• O ambiente, a decoração e o atendimento são muito importantes para elas.

Portanto, estar atento a esse importante público e atende-lô de forma eficiente trará um grande diferencial a sua loja e com certeza fará mais clientes satisfeitas.

 

Fonte: revistaautomotivo.com.br

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up