> <

Dicas para uma boa administração no setor de logística  

O que é logística empresarial?

 

A logística empresarial é um processo de planejamento, implementação e controle econômico do fluxo de produção e armazenamento de insumos, matérias-primas, estoque,  e é ela que garante o fluxo correto na cadeia de suprimentos. Quem fala mais a respeito desse assunto é o Coordenador de Logística da Barros Autopeças, Aluisio Augusto Júnior.

 

P: Para uma empresa, qual a importância de ter uma gestão de estoque?

R: Para a empresa ser competitiva no mercado, uma gestão correta de estoque é fundamental, mantendo sempre o equilíbrio de itens com alto giro, mas também considerando os de baixa demanda dentro de seu portfólio para que os custos com estocagem não sejam tão elevados. Grande parte dos ativos da empresa que estão alocados no estoque, o que evidencia que uma boa gestão do mesmo é crucial.

 

P: Qual a principal dica para ter uma boa gestão de estoque?

R: A utilização de algum tipo de WMS (Warehouse Management System), ou seja, um sistema de estoques que integra a cadeia de suprimentos. O WMS tem como principal objetivo o gerenciamento e automatização dos processos logísticos que ocorrem, portanto, é de extrema importância na gestão de estoque. O WMS é fundamental para ter uma acuracidade maior, ou seja, informações exatas sobre os itens estocados, pois os índices de erros são reduzidos drasticamente, já que aquele controle que o seu Zé da padaria fazia, anotando tudo o que comprava e vendia em um caderninho, já não dá mais nenhum resultado.

 

Além disso, este tipo de sistema auxilia não só no controle do estoque, mas também nos trabalhos de reposição de estoque, picking (separação) de pedidos, conferência, embalagem e despacho para o cliente. Auxilia também na gestão de colaboradores, trazendo informações muito valiosas quanto ao tempo e volume médio de pedidos diários. Com essa gama de informações, a facilidade para identificar um gargalo dentro do processo se torna mais fácil, fazendo com que o tempo de processamento e, consequentemente, os custos sejam reduzidos.

 

P: O que é Supply Chain? Qual a relação entre Supply Chain e logística?

R: Basicamente é um termo em inglês que se refere à cadeia de suprimentos ou cadeia logística. A cadeia de suprimentos é todo o processo de um produto no mercado, desde sua fabricação até o pedido final, sendo entregue nas mãos do cliente. Toda a percepção do cliente para com o seu fornecedor é medida dentro desse intervalo, sendo assim, quanto maior a eficiência do processo, maior a satisfação do seu cliente. 

Assim, Supply Chain é a logística em si, porém pensando desde a produção do produto.

 

P: Existe alguma receita para ter uma melhor organização no atendimento de pedidos?

R: Primeiramente, seria a utilização de um WMS - já explicado anteriormente - para a facilitação no momento da emissão do pedido e controle de estoque. Outro fator importante, seria a organização do estoque conforme seu giro, ou seja, deixando os itens com maior giro mais próximos do local de expedição, reduzindo assim o tempo total de processamento do pedido, algo que é fundamental para a otimização do processo logístico.

 

Seguindo as dicas citadas acima pelo coordenador de logística Aluisio Júnior, a sua empresa pode ter uma boa administração no setor da logística. Para isso, não esqueça de investir em um bom sistema de estoques e fazer sempre um acompanhamento do seus produtos, desde sua fabricação até ser entregue nas mãos do seu cliente, pois quanto maior a eficiência, maior a satisfação do seu consumidor.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Importância da Análise de Crédito

A análise de crédito possui uma grande importância para constatar se o cliente realmente tem condições de honrar com o compromisso de empréstimo assumido, verificando informações do cliente a…

leia mais...
Pesquisa de Opinião de Entregas da Barros Autopeças

No mês de Outubro, perguntamos a opinião dos nossos clientes em relação aos nossos serviços e atendimentos em nossa área de logística, para sabermos como nosso trabalho é visto por eles. Ficamos…

leia mais...
Kit amortecedor: o que você precisa saber para vender essa peça?

Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa…

leia mais...
Rastreamento Inteligente - solução eficiente para os clientes da Barros Autopeças

Nosso colaborador, Lucas Vanin, da área de Transportes, pensou numa solução para os clientes da Barros, em relação ao rastreio dos pedidos. Como muitos procuram o departamento de Transportes para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up