> <

Gerencie seu estoque com FIFO

O termo FIFO (First in First Out) ou PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai) é usado nas mais diversas áreas, desde Produção até Vendas e Marketing, bem como por repositores e promotores. É um processo de controle para itens que possuem algum prazo de validade. Quem fala mais a respeito do assunto é o Coordenador de Logística da unidade de Mogi Mirim da Barros Autopeças, Aluisio Augusto Junior.


P: O que é o FIFO e como pode ser aplicado no almoxarifado?

R: Seu conceito básico é o de sempre: dar prioridade para a venda de itens com a fabricação mais antiga, fazendo com que o risco de desperdício por itens vencidos seja menor. 

Todos os almoxarifes que possuem itens com tais características, utilizam desse formato de controle. Nos produtos automotivos não seria diferente, para alguns componentes químicos, onde existe um prazo determinado para seu consumo, é utilizado o FIFO. 

O processo pode parecer bastante simples, porém se não for aplicado corretamente pode ocasionar um grande prejuízo para a empresa. Para uma facilitação no controle de produtos com validade, é comum encontrarmos no mercado a utilização de cadastros dos lotes diretamente no ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado) ou no próprio WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém), fazendo com que o controle seja ainda mais apurado, principalmente em casos onde existem grandes volumes do item em estoque.


P: Qual a principal vantagem de adotar esse sistema?

R: A principal vantagem é ter um maior controle dos itens. Como já dito anteriormente, a utilização do processo para controle do estoque tem como finalidade a diminuição no custo com itens vencidos, dessa forma faz com que, de forma prática, o controle dos lotes dos itens seja mais apurado.


P: É preciso adotar outros sistemas para ajudar o controle do estoque? Se sim, quais?

R:  Acredito que com um bom ERP por trás do estoque, a aplicação do processo se fará mais segura e assertiva, já que a utilização do FIFO se trata basicamente de um controle manual, pode ser que só com ela tenha alguns problemas. Por isso, é bom ter outra ferramenta de apoio.


Agora você já sabe! A ferramenta FIFO pode ajudar a otimizar os processos, deixando os produtos mais organizados e, consequentemente, facilitando o trabalho do dia a dia.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up