> <

MAHLE desenvolve eixo de comando varável "dois-em-um"

Criado como uma solução ideal para motores OHV (comando no bloco) e SOHC (comando simples no cabeçote), o eixo de comando CamInCam®, desenvolvido pela Mahle, chega como a alternativa perfeita para melhorar o desempenho de motores que tenham sido idealizados inicialmente com uma arquitetura mais simples e de baixo custo. Devido à sua variabilidade, com tempos ideais para controlar tanto a admissão quanto o escape, o CamInCam® Mahle pode ser ajustado para qualquer condição de condução. Trata-se do único comando de válvulas de controle variável disponível no mercado para aplicação nesses tipos de motores.

A vantagem decisiva do CamInCam® em relação a outros sistemas variáveis é que ele pode ser instalado dentro das mesmas restrições de espaço de um comando de válvulas convencional. Na verdade, trata-se de dois comandos em um. Sua construção é composta pela presença de um eixo exterior (oco) e de um eixo interior, dispostos de forma concêntrica entre si. Dependendo da condição de funcionamento do motor, os eixos de comando – e, portanto, os cames – rodam entre si de forma a otimizar a estratégia de controle de abertura e de fechamento das válvulas.

Outro benefício do CamInCam® é seu tamanho. Uma vez que o espaço necessário para a sua instalação é semelhante ao de um eixo de comando comum, ele pode substituir de imediato um modelo existente. Isso também é um facilitador para o fabricante de motores, que a partir de uma configuração básica de bloco pode obter diferentes desempenhos.

Para os motores configurados com comando de válvulas no bloco (OHV), o CamInCam® Mahle, em produção desde 2007, é o único sistema existente de trem de válvulas variável do mundo. Mas é nos motores DOHC, com dois eixos de comando no cabeçote, que a tecnologia mostra todo o seu potencial. Em um motor quatro-cilindros com turbo e injeção direta, por exemplo, ele pode proporcionar uma melhor resposta transiente para o turbocompressor.

Atualmente o eixo de comando de válvulas CamInCam® equipa o potente motor do Dodge Viper, um dos modelos esportivos mais notáveis dos Estados Unidos. A inclusão do equipamento produziu melhorias consideráveis no V10 que vai instalado sob seu capô: os valores de emissões ficaram significativamente mais baixos, e o motor teve um aumento de 20% na sua potência específica. Paralelamente, a economia de combustível melhorou sensivelmente.

Fonte: Mahle

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Curva ABC e sua importância
A Curva ABC e sua importância
29 de março de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite…

leia mais...
Mulheres à Frente das Oficinas e da Indústria Aftermarket de Peças

A matéria a seguir é uma reprodução do site Canal da Peça que sofreu algumas mudanças, o link original você encontra no final do texto.Reparadoras, gerentes e diretoras, as mulheres possuem garra,…

leia mais...
KPI entenda mais sobre essa ferramenta de gestão

O KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que pode auxiliar a empresa a ter sucesso. A ferramenta permite um acompanhamento do desempenho de pontos importantes para o negócio, departamento ou…

leia mais...
Manutenção das palhetas evitam acidente

As pancadas de chuva estão aí e é sempre bom manter em dia a manutenção das palhetas do limpador de para-brisa.De modo geral as pessoas não costumam dar muita importância para esse item, demorando…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up