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MAHLE desenvolve eixo de comando varável "dois-em-um"

Criado como uma solução ideal para motores OHV (comando no bloco) e SOHC (comando simples no cabeçote), o eixo de comando CamInCam®, desenvolvido pela Mahle, chega como a alternativa perfeita para melhorar o desempenho de motores que tenham sido idealizados inicialmente com uma arquitetura mais simples e de baixo custo. Devido à sua variabilidade, com tempos ideais para controlar tanto a admissão quanto o escape, o CamInCam® Mahle pode ser ajustado para qualquer condição de condução. Trata-se do único comando de válvulas de controle variável disponível no mercado para aplicação nesses tipos de motores.

A vantagem decisiva do CamInCam® em relação a outros sistemas variáveis é que ele pode ser instalado dentro das mesmas restrições de espaço de um comando de válvulas convencional. Na verdade, trata-se de dois comandos em um. Sua construção é composta pela presença de um eixo exterior (oco) e de um eixo interior, dispostos de forma concêntrica entre si. Dependendo da condição de funcionamento do motor, os eixos de comando – e, portanto, os cames – rodam entre si de forma a otimizar a estratégia de controle de abertura e de fechamento das válvulas.

Outro benefício do CamInCam® é seu tamanho. Uma vez que o espaço necessário para a sua instalação é semelhante ao de um eixo de comando comum, ele pode substituir de imediato um modelo existente. Isso também é um facilitador para o fabricante de motores, que a partir de uma configuração básica de bloco pode obter diferentes desempenhos.

Para os motores configurados com comando de válvulas no bloco (OHV), o CamInCam® Mahle, em produção desde 2007, é o único sistema existente de trem de válvulas variável do mundo. Mas é nos motores DOHC, com dois eixos de comando no cabeçote, que a tecnologia mostra todo o seu potencial. Em um motor quatro-cilindros com turbo e injeção direta, por exemplo, ele pode proporcionar uma melhor resposta transiente para o turbocompressor.

Atualmente o eixo de comando de válvulas CamInCam® equipa o potente motor do Dodge Viper, um dos modelos esportivos mais notáveis dos Estados Unidos. A inclusão do equipamento produziu melhorias consideráveis no V10 que vai instalado sob seu capô: os valores de emissões ficaram significativamente mais baixos, e o motor teve um aumento de 20% na sua potência específica. Paralelamente, a economia de combustível melhorou sensivelmente.

Fonte: Mahle

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