> <

Tudo Sobre o Sistemas de Freios na hora da venda

O freio de um carro é um componente que, quando acionado, precisa sempre estar em perfeitas condições, afinal, uma mínima falha em seu sistema pode ser a causa de acidentes de grandes proporções, que podem comprometer a segurança e a vida de passageiros e motoristas.


Por esse motivo, é imprescindível que quem trabalha em uma loja de autopeças, como balconistas e atendentes, saiba não apenas como um sistema de freios de um carro funciona, - ou deveria funcionar - mas também conheça as variedades de modelos de peças que mais se adequam às necessidades do veículo e de seu dono.


No decorrer desta matéria iremos apresentar os principais componentes do sistema de freios, por que eles são tão importantes e precisam estar em boas condições para não prejudicar a performance do veículo, como identificar possíveis sinais de defeito e mais para você arrasar na hora da venda.


O sistema de freios

Como abordamos anteriormente, existe uma gama de componentes que trabalham conjuntamente para que a função primária e fundamental do freio - parar o carro - seja executada.

Os carros comuns (diferentemente de carros adaptados para pessoas com deficiência) possuem o pedal e a alavanca como os dois modos de acionamento manual dos freios. Modelos mais atuais possuem acionamento automático que, basicamente, funciona de modo que o carro pare automaticamente quando os sensores são ativados e preveem uma possível colisão. Há também a divisão em dois tipos de sistemas de freio, que podem ser a disco ou tambor, porém ambos hidráulicos.

Vamos então ver quais são as principais peças?


Pastilhas de Freio

 As pastilhas de freio são as peças que, ao entrar em contato com o disco de freio, param o automóvel. Por conta do atrito constante entre as duas peças, as pastilhas de freio se desgastam mais facilmente e seu desgaste reduz sua eficácia na frenagem.

Portanto, se algum cliente chegar até você e se queixar que o carro não responde imediatamente à ação de frear, já sabe: talvez o problema esteja nas pastilhas de freio. Lembre-se sempre também de perguntar ao cliente quando a última troca foi realizada, pois o ideal é que seja feita a substituição a cada 20 mil quilômetros rodados.


Dica Bônus: Nós testamos a CERAMAXX, a nova linha de pastilhas de freio da Frasle que é totalmente livre de amianto e metais pesados, além de possuir uma chapa antirruído que possibilita um controle maior durante sua emissão e garantimos: é pura qualidade e eficiência! As pastilhas da linha tradicional também apresentam uma excelente durabilidade e um alto desempenho de frenagem!


Lona de Freio

 A lona de freio, assim como as pastilhas, geram o atrito das rodas traseiras quando pressionadas junto ao tambor e realizam a frenagem do carro, além de também serem responsáveis por travar o carro quando o motorista aciona o freio de mão.

Como se pode prever, as lonas são usadas quando o sistema de freio de um carro é a tambor, enquanto as pastilhas são utilizadas nos modelos a disco.


Diferentemente das pastilhas, as lonas de freio são acionadas com menos frequência e por isso o período de trocas é maior, recomendando-se a substituição a partir dos 50 mil quilômetros rodados.


Sapatas de Freio

Compostas por um formato de semicírculo, as sapatas de freio pertencem ao sistemas a tambor e são responsáveis por apoiar as lonas de freio, dando suporte a elas. Existem duas classificações para as sapatas de freio: podem ser primárias, se a aplicação de sua força seguir o mesmo sentido da rotação do tambor ou secundárias, se a aplicação de sua força for aplicada no sentido contrário.

 As sapatas são protegidas pela pinça, assim, sempre que um cliente estiver procurando pelas sapatas de freio, lembre-o também de conferir a pinça, pois pode ser necessário que ele leve ambas as peças.


Revestimento de Embreagem

A embreagem também pode servir como freio e, apesar de simples, também é de extrema importância para o bom funcionamento do carro.

O revestimento da embreagem, por sua vez, é o elemento central do kit de embreagem (platô, disco e rolamento) e tem como função principal a sincronização da velocidade do motor com a caixa de transmissão.

E você sabia que ela também é responsável pelo amortecimento do veículo? Com isso, ela reduz tanto a oscilação e a rotação que é feita pelo motor de combustão quanto o desgaste na transmissão e o seu ruído.

O diferencial do revestimento de embreagem da Fras-le é que ele possui formulações desenvolvidas para cada aplicação, como RT200, RT300, RT400 e RT290!

Saiba mais sobre essa peça que é tão importante para o sistema de freio quanto os demais componentes que citamos aqui, mas que muitas vezes acaba sendo negligenciada.

E então? Sente que agora está mais preparado para falar sobre o sistema de freios e seus componentes? Transmitir credibilidade e segurança nas informações que são passadas para o cliente é fundamental na hora de garantir não apenas a venda, mas também o retorno deste cliente, fidelizando-o à sua loja.

E se você quiser ainda mais informações sobre tudo que envolve o sistema de freios, bem como suas peças, a Fras-le possui um espaço voltado especificamente para dicas técnicas. Você vai encontrar, por exemplo, um guia completo sobre sistema de freio, as diferenças entre os tipos de sistema de freios, qual o momento ideal para realizar a troca de peças e mais!

Acesse aqui e otimize ainda mais a qualidade do seu serviço!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up