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Tudo Sobre o Sistemas de Freios na hora da venda

O freio de um carro é um componente que, quando acionado, precisa sempre estar em perfeitas condições, afinal, uma mínima falha em seu sistema pode ser a causa de acidentes de grandes proporções, que podem comprometer a segurança e a vida de passageiros e motoristas.


Por esse motivo, é imprescindível que quem trabalha em uma loja de autopeças, como balconistas e atendentes, saiba não apenas como um sistema de freios de um carro funciona, - ou deveria funcionar - mas também conheça as variedades de modelos de peças que mais se adequam às necessidades do veículo e de seu dono.


No decorrer desta matéria iremos apresentar os principais componentes do sistema de freios, por que eles são tão importantes e precisam estar em boas condições para não prejudicar a performance do veículo, como identificar possíveis sinais de defeito e mais para você arrasar na hora da venda.


O sistema de freios

Como abordamos anteriormente, existe uma gama de componentes que trabalham conjuntamente para que a função primária e fundamental do freio - parar o carro - seja executada.

Os carros comuns (diferentemente de carros adaptados para pessoas com deficiência) possuem o pedal e a alavanca como os dois modos de acionamento manual dos freios. Modelos mais atuais possuem acionamento automático que, basicamente, funciona de modo que o carro pare automaticamente quando os sensores são ativados e preveem uma possível colisão. Há também a divisão em dois tipos de sistemas de freio, que podem ser a disco ou tambor, porém ambos hidráulicos.

Vamos então ver quais são as principais peças?


Pastilhas de Freio

 As pastilhas de freio são as peças que, ao entrar em contato com o disco de freio, param o automóvel. Por conta do atrito constante entre as duas peças, as pastilhas de freio se desgastam mais facilmente e seu desgaste reduz sua eficácia na frenagem.

Portanto, se algum cliente chegar até você e se queixar que o carro não responde imediatamente à ação de frear, já sabe: talvez o problema esteja nas pastilhas de freio. Lembre-se sempre também de perguntar ao cliente quando a última troca foi realizada, pois o ideal é que seja feita a substituição a cada 20 mil quilômetros rodados.


Dica Bônus: Nós testamos a CERAMAXX, a nova linha de pastilhas de freio da Frasle que é totalmente livre de amianto e metais pesados, além de possuir uma chapa antirruído que possibilita um controle maior durante sua emissão e garantimos: é pura qualidade e eficiência! As pastilhas da linha tradicional também apresentam uma excelente durabilidade e um alto desempenho de frenagem!


Lona de Freio

 A lona de freio, assim como as pastilhas, geram o atrito das rodas traseiras quando pressionadas junto ao tambor e realizam a frenagem do carro, além de também serem responsáveis por travar o carro quando o motorista aciona o freio de mão.

Como se pode prever, as lonas são usadas quando o sistema de freio de um carro é a tambor, enquanto as pastilhas são utilizadas nos modelos a disco.


Diferentemente das pastilhas, as lonas de freio são acionadas com menos frequência e por isso o período de trocas é maior, recomendando-se a substituição a partir dos 50 mil quilômetros rodados.


Sapatas de Freio

Compostas por um formato de semicírculo, as sapatas de freio pertencem ao sistemas a tambor e são responsáveis por apoiar as lonas de freio, dando suporte a elas. Existem duas classificações para as sapatas de freio: podem ser primárias, se a aplicação de sua força seguir o mesmo sentido da rotação do tambor ou secundárias, se a aplicação de sua força for aplicada no sentido contrário.

 As sapatas são protegidas pela pinça, assim, sempre que um cliente estiver procurando pelas sapatas de freio, lembre-o também de conferir a pinça, pois pode ser necessário que ele leve ambas as peças.


Revestimento de Embreagem

A embreagem também pode servir como freio e, apesar de simples, também é de extrema importância para o bom funcionamento do carro.

O revestimento da embreagem, por sua vez, é o elemento central do kit de embreagem (platô, disco e rolamento) e tem como função principal a sincronização da velocidade do motor com a caixa de transmissão.

E você sabia que ela também é responsável pelo amortecimento do veículo? Com isso, ela reduz tanto a oscilação e a rotação que é feita pelo motor de combustão quanto o desgaste na transmissão e o seu ruído.

O diferencial do revestimento de embreagem da Fras-le é que ele possui formulações desenvolvidas para cada aplicação, como RT200, RT300, RT400 e RT290!

Saiba mais sobre essa peça que é tão importante para o sistema de freio quanto os demais componentes que citamos aqui, mas que muitas vezes acaba sendo negligenciada.

E então? Sente que agora está mais preparado para falar sobre o sistema de freios e seus componentes? Transmitir credibilidade e segurança nas informações que são passadas para o cliente é fundamental na hora de garantir não apenas a venda, mas também o retorno deste cliente, fidelizando-o à sua loja.

E se você quiser ainda mais informações sobre tudo que envolve o sistema de freios, bem como suas peças, a Fras-le possui um espaço voltado especificamente para dicas técnicas. Você vai encontrar, por exemplo, um guia completo sobre sistema de freio, as diferenças entre os tipos de sistema de freios, qual o momento ideal para realizar a troca de peças e mais!

Acesse aqui e otimize ainda mais a qualidade do seu serviço!

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