> <

VW Speed Up! - motor 1.0 turbo estreia no Brasil em toda a linha

Há 15 anos, a Volkswagen surpreendeu o país lançando o Gol 16V Turbo. Naquela época, a versão esportiva de 112 cv nasceu por motivos mercadológicos, já que o Gol entregava desempenho de 2.0 pagando os mesmos 10% de IPI de qualquer popular. A linha 16V Turbo nunca vendeu bem e saiu de cena dois anos depois, mas os alemães não esqueceram a inusitada combinação. O novo turbinado do pedaço é o Up!.

Agora a realidade é outra. A necessidade latente de reduzir os níveis de emissões de poluentes e consumo de combustível fez o conceito de downsizing chegar com força total ao Brasil. Foram investidos R$ 460 milhões para iniciar a produção local do motor 1.0 TSI. Como resultado, o Up! brasileiro terá o propulsor antes mesmo da Alemanha, onde o compacto ganhará a tecnologia apenas no fim do ano. Com o novo motor estreia o Speed Up!, "série especial em quantidade ilimitada" nas palavras da própria VW. A nova versão vem apenas na cor branca com tampa do porta-malas pintada de preto (assim como as outras versões TSI), teto preto e espelhos retrovisores e faixas laterais na cor azul. O interior tem acabamento preto com uma discreta inscrição "Speed" no lado do passageiro. A equipe de design diz ter se inspirado nos clássicos Gols GT e GTi, mas melhor seria se a referência fosse o GT Up! europeu, bem mais ousado que seu "primo" brasileiro. Se o estilo chamativo do Speed Up! não te agradou, saiba que o motor turbo estará disponível em todas as versões do Up!, exceto a Take. Mas por que não chamá-lo de Up! Turbo? "Além de não seguir o padrão de nomenclatura mundial da empresa, acrescentar o nome Turbo sugere a mera instalação de uma turbina no motor MPI, sem realizar outras modificações", afirma Roger Guilherme, engenheiro de powertrain da Volkswagen.

De fato, a adoção do turbocompressor não foi a única alteração. O motor EA-211 ganhou injeção direta
de combustível já adaptada à tecnologia flex, tornando-se o primeiro motor turbo com essa configuração feito no Brasil. O conjunto traz a tecnologia de duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Diversos componentes, aliás, foram trocados por outros mais reforçados, incluindo bielas redimensionadas, virabrequim forjado e pistões mais altos. O carro tem ainda o M-ABS, uma espécie de controle de tração que age quando as rodas destracionam. Até as incômodas vibrações do motor tricilíndrico foram atenuadas pela adoção do coxim hidráulico, reduzindo também o nível de ruído.


APETITE COMEDIDO
As mudanças elevaram a potência para 105 cv a 5 000 rpm se abastecido com etanol, caindo para 101 cv à mesma rotação quando o tanque está cheio de gasolina. Mais do que os 23 cv extras, impressiona o torque máximo de 16,8 mkgf, disponível a apenas 1 500 rpm. A partir daí o turbo "enche" rapidamente, dando muita agilidade no dia a dia. Nem de longe o Up! TSI lembra um 1.0, saindo na frente nos semáforos e fazendo ultrapassagens sem dificuldades. O compacto também foi bem na pista de testes, sendo quase 50% mais ágil na retomada de 80 a 120 km/h em quinta marcha, provando que não é preciso reduzir marchas para fazê-lo embalar - um dos maiores problemas crônicos dos carros 1.0.

Embora as relações de marcha tenham sido mantidas, a relação do diferencial foi alongada em 26% em nome da economia de combustível. Nossas medições indicaram 13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, números muito próximos aos 14,1 km/l e 17,8 km/l do Up! aspirado.

Mas o Up! TSI poderia custar menos: todas as versões são R$ 3 100 mais caras diante do Up! MPI, variando de R$ 43 490 para o Move Up! TSI a R$ 49 990 no Speed Up!.

Fonte: Quatro Rodas

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças comemora 50 anos de existência

    A Barros Autopeças completa, neste ano, 50 anos de existência. Meio século de histórias, de expansão e muita tradição.     Para comemorar o marco, a…

leia mais...
Conectados 2019 - Confira a 3° edição do evento!

    Aconteceu no último dia 21 a 3ª edição do evento Conectados, que reuniu os 50 principais fornecedores da Barros Autopeças em comemoração aos 50 anos da empresa.    Além…

leia mais...
Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up