O sistema de ignição é responsável por mandar a faísca para a câmara de combustão no momento certo e fazer o motor girar. Ele é composto por bateria, bobina de ignição, cabos de velas e velas de ignição. Nos carros mais antigos, ainda tem o distribuidor.
Como cada sistema possui um gerenciamento próprio, o diagnóstico caso ele apresente algum problema pode ser um pouco complicado. Por isso, atente-se a cinco pontos principais para que a manutenção desse sistema não seja um tormento!
01 - Identificação de problemas: Por ser um sistema complexo, qualquer defeito pode influenciar em seu funcionamento. Por isso, é importante saber identificar os sinais que indicam que uma ou mais peças do sistema estão com problemas. Se o carro apresentar: dificuldade ao dar partida; falhas ao acelerar; trepidação do motor; ruídos diferentes no motor ou perda de potência no carro, é importante que o sistema de ignição passe por uma manutenção.
02 - Inspeção eletroeletrônica: Ao receber um veículo com problema de ignição, o primeiro passo é fazer uma revisão rápida na parte elétrica e depois, verificar a eletrônica. O mecânico precisa ter um bom conhecimento da parte eletrônica e elétrica, além de bons equipamentos para executar a manutenção.
03 - Avaliação das peças: Se a parte eletroeletrônica estiver em ordem, é necessário a verificação dos defeitos comuns: amassados, quebrados, cortes, trincas, áreas derretidas, oxidações, folgas, etc. Também é frequente a presença de "gambiarras", o que pode ser a causa do problema!
04 - Erros de aplicação: Quando tudo estiver parecendo novo e sem identificação de falha, pode ser que alguma instalação foi colocada errada na ignição. Então, o indicado seria a verificação do manual de serviço do veículo ou o catálogo dos fabricantes para que seja conferido cada código de cada elemento do sistema.
05 - Produtos sem qualidade: Se no sistema com falhas existir uma marca que seja completamente desconhecida, o melhor a se fazer é desconfiar! O uso de peças fabricadas sem o rigor técnico necessário e com materiais inferiores, pode provocar vários problemas na ignição, alguns deles difíceis de resolver. Se for possível, consiga um componente de confiança para fazer um teste e tirar a dúvida.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o sistema de ignição e como a manutenção desse sistema pode ser algo descomplicado, que tal conferir outras dicas de manutenção em nosso blog? Nessa outra matéria, falamos um pouco sobre os itens que podem ser revisado pelo motorista! Acesse e confira!
Bom de mas