> <

Saiba mais sobre a vela de ignição!

A vela de ignição é um componente muito importante para o sistema de ignição de qualquer veículo!

Ela fica localizada no cabeçote de motor dos veículos e é responsável pela condução da corrente elétrica, gerada na bobina, até a câmara de combustão. A vela gera uma centelha elétrica de alta tensão, que garante a queima da mistura entre ar e combustível.

Como todo componente importante, ela deve ser monitorada e, depois de algum tempo, substituída, para que o motor mantenha o bom desempenho!

Quando saber que a vela está apresentando problemas?

  • Falhas na partida: Esse é um indício clássico de que há um desgaste nas velas e ocorre quando as centelhas geradas pelos eletrodos do componente não são suficientes para inflamar a mistura. Isso é causado pela corrosão dos eletrodos ou também por uma folga excessiva entre eles. Assim, a tensão é elevada para que a centelha possa ser produzida e o veículo passa a ter dificuldades para dar a partida.

  • Queda no desempenho geral do veículo: Devido a essa folga excessiva entre os eletrodos, há a perda de potência geral do veículo e, para completar o quadro, o automóvel passa a emitir gases poluentes em excesso pelo escapamento. Ou seja, se você notar uma perda de desempenho ao dirigir e um excesso de atividade no escapamento, você provavelmente está com vela de ignição ruim!

  • Aumento do consumo de combustível: O motor do veículo depende da queima ocorrida dentro de seus cilindros para que consiga funcionar corretamente, pois há um trabalho conjunto entre o combustível e o comburente (ar), cuja queima produzirá energia para colocar o automóvel em movimento. Velas de ignição com problemas prejudicam essa mistura ar/combustível, já que as falhas fazem com que não haja a queima adequada. Isso eleva o consumo de gasolina ou etanol — mais um indício de que o carro deve ser levado à oficina.

Mesmo que seu veículo não esteja apresentando nenhum desses sinais, é importante ficar de olho no período de troca desse componente, já que ele possui sua própria vida útil.

Por isso, é importante verificar no manual de manutenção do veículo a periodicidade de troca dos cabos das velas e caso não tenha esse material disponível, entre em contato com um fabricante conhecido no mercado para obter a informação correta.

O recomendado é verificar o veículo a cada 10 mil quilômetros rodados. Nessa checagem, além das velas, o mecânico também irá testar a resistência dos cabos com a utilização de um multímetro.

Como pudemos ver, a troca de vela é uma prática que deve ser realizada periodicamente para manter o sistema de ignição funcionando de maneira adequada!

Aproveite e veja outras matérias em nosso blog! Aqui, você confere quais são os itens que podem ser revisados pelo motorista!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Qualidade do Amortecedor
Qualidade do Amortecedor
22 de Setembro de 2025

Você já sabe que a função principal do amortecedor é controlar o movimento da suspensão, absorvendo os impactos e garantindo que as rodas mantenham contato com o solo, proporcionando estabilidade no veículo.…

leia mais...
Cada experiência que vivemos deixa uma marca em nossa trajetória

Quarta-feira, 02 de julho de 2025, a equipe de Marketing realizou um bate-papo com alguns jovens que participaram do programa desenvolvido pela Barros: Programa Jovem Vendedor. Esses jovens, que…

leia mais...
Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente

Um Parceiro Barros significa mais do que ser apenas um cliente. ''Quando a Barros se tornou de fato atacado, a primeira nota, o primeiro pedido fomos nós" este é um pequeno trecho tirado de uma entrevista…

leia mais...
Principais dúvidas sobre o Disco de Freio

Principais dúvidas sobre o disco de freioOs discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados…

leia mais...
Comentários Recentes