> <

Saiba mais sobre a vela de ignição!

A vela de ignição é um componente muito importante para o sistema de ignição de qualquer veículo!

Ela fica localizada no cabeçote de motor dos veículos e é responsável pela condução da corrente elétrica, gerada na bobina, até a câmara de combustão. A vela gera uma centelha elétrica de alta tensão, que garante a queima da mistura entre ar e combustível.

Como todo componente importante, ela deve ser monitorada e, depois de algum tempo, substituída, para que o motor mantenha o bom desempenho!

Quando saber que a vela está apresentando problemas?

  • Falhas na partida: Esse é um indício clássico de que há um desgaste nas velas e ocorre quando as centelhas geradas pelos eletrodos do componente não são suficientes para inflamar a mistura. Isso é causado pela corrosão dos eletrodos ou também por uma folga excessiva entre eles. Assim, a tensão é elevada para que a centelha possa ser produzida e o veículo passa a ter dificuldades para dar a partida.

  • Queda no desempenho geral do veículo: Devido a essa folga excessiva entre os eletrodos, há a perda de potência geral do veículo e, para completar o quadro, o automóvel passa a emitir gases poluentes em excesso pelo escapamento. Ou seja, se você notar uma perda de desempenho ao dirigir e um excesso de atividade no escapamento, você provavelmente está com vela de ignição ruim!

  • Aumento do consumo de combustível: O motor do veículo depende da queima ocorrida dentro de seus cilindros para que consiga funcionar corretamente, pois há um trabalho conjunto entre o combustível e o comburente (ar), cuja queima produzirá energia para colocar o automóvel em movimento. Velas de ignição com problemas prejudicam essa mistura ar/combustível, já que as falhas fazem com que não haja a queima adequada. Isso eleva o consumo de gasolina ou etanol — mais um indício de que o carro deve ser levado à oficina.

Mesmo que seu veículo não esteja apresentando nenhum desses sinais, é importante ficar de olho no período de troca desse componente, já que ele possui sua própria vida útil.

Por isso, é importante verificar no manual de manutenção do veículo a periodicidade de troca dos cabos das velas e caso não tenha esse material disponível, entre em contato com um fabricante conhecido no mercado para obter a informação correta.

O recomendado é verificar o veículo a cada 10 mil quilômetros rodados. Nessa checagem, além das velas, o mecânico também irá testar a resistência dos cabos com a utilização de um multímetro.

Como pudemos ver, a troca de vela é uma prática que deve ser realizada periodicamente para manter o sistema de ignição funcionando de maneira adequada!

Aproveite e veja outras matérias em nosso blog! Aqui, você confere quais são os itens que podem ser revisados pelo motorista!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Festa do Mecânico: Celebrando habilidades e parcerias

No último dia 15 de dezembro, o núcleo de eventos da matriz da Barros Autopeças foi palco de uma celebração única: a Festa do Mecânico. Um evento que antecede as comemorações do Dia do Mecânico,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up